Por que o sono é um aliado para a sua aprovação?

Todo concuseiro sabe que estudar para concurso público exige dedicação, força de vontade e disciplina. Também é necessário superar vários obstáculos, como cobrança (externa e interna), medo, ansiedade e sono. Você sabia que dormir bem é essencial para a sua aprovação?

Não adianta planejar apenas os estudos, separar as apostilas de concurso e os livros, mas também é essencial separar um tempo para você cuidar do seu sono. Quando você dorme, ocorre o armazenamento de tudo que foi aprendido no decorrer do dia.

Por que dormir bem é tão importante?

Quando dormimos mal, acordamos indispostos, cansados e, dificilmente, conseguiremos ter um dia produtivo. Muitos estudantes perdem horas de sono lendo apostilas de concurso, ficam à base de estimulantes como café e dormem pouco. Já fez isso?

Além de comprometer a qualidade do estudo, o nível de concentração e absorção do conteúdo diminui. Uma boa noite de sono é imprescindível para manter a produtividade, a memória e a qualidade nos estudos.

 

Como criar uma rotina para dormir bem?

Já pensou em organizar uma rotina para dormir bem? Primeiramente, é fundamental organizar o seu dia. Ou seja, a sua mente precisa “aprender” a se desligar dos problemas e se preparar para dormir. Que tal tentar?

O sono bateu? Então, não adianta ir para a cama e ficar pensando e preocupado com os estudos, com as matérias que faltam, com os livros de concurso e com a prova. O foco deve ser descansar.

Para organizar a sua rotina, procure ir dormir e acordar no mesmo horário. Assim, aos poucos você vai se acostumando. Nada de estudar, mexer no celular ou ficar lendo na cama, viu?

Lembre-se de que a sua cama é o local adequado para dormir, e a sua mente precisa “aprender” isso. Você pode relaxar tomando um banho, também. Além disso, cuidar da sua alimentação também faz a diferença para dormir bem.

A qualidade do sono é influenciada por uma alimentação equilibrada e saudável. Desta forma, não comprometa o seu sono com comidas muito pesadas ou bebidas estimulantes, como, por exemplo, cafés ou energéticos. Muitos concurseiros encaram a madrugada à base de café. Lembre-se do que já conversamos: uma boa noite de sono é essencial para a sua aprovação. Não comprometa a sua posse!

Hábitos que fazem a diferença para você dormir bem!

Além de uma alimentação saudável, a prática de atividade física também te ajudará a regular o seu sono e auxiliar na memorização e controle de ansiedade. Pode ter certeza de que uma caminhada ou uma corrida vai mudar o seu dia e te dar muito mais disposição.

Antes de dormir, procure fazer algo que goste e se sinta bem. Isso vai fazer você se desligar um pouco dos estudos e das preocupações. Leia um livro que goste e que está parado na estante, converse com um amigo que está com saudade ou assista a algum vídeo. A regra é descansar a mente e se desligar um pouco antes de dormir.

Já passou madrugadas estudando? Conte para a gente!

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