6 dicas de ouro para criar o hábito da leitura e escrever melhor

Desde criança, você deve ter ouvido de professores e familiares sobre a importância da leitura. Esse é um hábito que, muitas vezes, é incentivado desde a infância, mas que não deve se restringir a esse período da vida. Afinal, seus benefícios são vários e repercutem a longo prazo. Além de todo o conhecimento que a leitura pode oferecer, praticá-la é também uma forma de aprimorar a escrita.

E você deve concordar que essa habilidade é fundamental em diversos aspectos da vida. Ela será fundamental na participação em um concurso público, no próprio exercício da atividade profissional ou até mesmo no simples envio de uma mensagem pela internet.

Entretanto, se você é daquelas pessoas que têm dificuldade de criar o hábito da leitura, este post se encaixa perfeitamente no seu caso! Listamos, aqui, seis dicas de ouro para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Por que o hábito da leitura é tão importante?

Antes de mais nada, ler textos é uma forma de apreender informações novas. É conhecer novas vivências, culturas, histórias e dados relevantes. É, ainda, desenvolver um pensamento crítico. Portanto, a leitura é sempre um aprendizado.

Ademais, essa prática permite que você enriqueça o seu vocabulário. Quem nunca se deparou com uma palavra até então desconhecida ao ler um livro? Vendo-a pela primeira vez e buscando o seu significado, você acaba conhecendo vocábulos novos.

Além disso, a leitura constante permite o desenvolvimento da capacidade de interpretar textos. Ao passar os olhos por aquelas palavras e frases, o seu cérebro tenta decifrá-las. Fazer isso constantemente condiciona esse órgão a fazer isso de forma mais rápida e com mais precisão.

Outro benefício é o estímulo da criatividade, uma vez que, depois de ler tantas histórias e aprender tantas informações novas, o raciocínio melhora, facilitando a criação de novos pensamentos nessa incrível máquina que é a mente humana.

Todos esses benefícios do hábito da leitura acabam convergindo em um ainda maior: a melhora da escrita. Sim, obtendo informações novas, ampliando o vocabulário, melhorando a interpretação de textos e estimulando a criatividade, você escreve melhor, em consequência.

Afinal, depois de conhecer tantos textos, é chegada a sua vez. Nesse momento, a escrita fluirá naturalmente. Você vai ver que a sua redação estará melhor. Em provas de concursos, isso pode ser o diferencial e fazer com que saia na frente!

Como criar esse hábito?

Ler constantemente não é difícil, é tudo uma questão de costume. Então, é preciso tempo e, ao longo dele, algumas práticas podem facilitar o processo. Vamos a elas:

1. Estabeleça um momento do dia para ler

Como em várias situações da vida, o planejamento é fundamental para que você cumpra suas metas. Portanto, se o que você pretende é criar um hábito de leitura, programe-se. Reserve algumas horinhas do dia. Determine em que horário vai começar a ler algum livro, revista ou jornal, por exemplo. Decida, ainda, por quanto tempo você vai fazer isso.

Uma dica é fazer a leitura antes do momento de estudo porque, dessa forma, você estimula o cérebro, facilitando a assimilação de informações durante o processo de aprendizagem. Ademais, com tudo fresquinho na mente, ficará mais fácil escrever também.

2. Escolha um lugar adequado para a leitura

Se o ambiente que você escolher para ler não for adequado, será mesmo muito difícil criar o hábito da leitura. Então, prefira um local calmo, sem barulhos ou ruídos que possam distrair. Busque lugares em que não haja distrações visuais — assim fica mais fácil manter os olhos voltados para o texto.

Além disso, onde quer que escolha fazer isso, acomode-se de forma confortável. Pode ser em uma cadeira ou em um sofá, por exemplo, mas que permita que você fique ali por um bom tempo sem sentir dores. Caso tenha facilidade para dormir, fuja dos ambientes que permitam a leitura deitado! Você pode acabar pegando no sono, e isso vai atrapalhar o seu rendimento.

3. Tenha um texto sempre à mão

Durante esse processo de criar uma rotina de leitura, é preciso aproveitar cada momento do dia para praticá-la. Afinal, qualquer dificuldade pode fazer você perder o foco em seu objetivo e, aos poucos, esse hábito pode se perder.

Então, drible os obstáculos. Se o problema for muitos compromissos e falta de tempo, tenha sempre com você um livro, um tablet ou algum outro instrumento de leitura da sua preferência. O que vale é ler!

Seja na fila do banco, seja no transporte público ou no intervalo dos estudos ou do trabalho — são momentos em que você pode aproveitar para fazer uma leitura rápida. Assim, adianta algumas páginas e pode descansar a mente.

4. Busque assuntos agradáveis

Por falar em descansar a mente, lembre-se de que isso só é possível se você fizer uma leitura sobre assuntos leves, agradáveis. É normal que uma pessoa desista rapidamente de ler se estiver diante de um tema com o qual não tenha intimidade.

Por isso, procure textos que combinem com o seu estilo de leitura e de escrita, com assuntos que sejam prazerosos. Dessa forma, você consegue manter o interesse e não vai se dispersar com outros atrativos, como a TV ou o celular, por exemplo.

5. Visite bibliotecas e livrarias

Esses são os ambientes ideais quando se busca uma boa leitura. Isso se deve ao fato de que, frequentando-os, você pode ter contato com diferentes tipos de textos e, assim, diversificar a sua leitura. Pesquise novas obras, analise as capas, folheie os livros… Quem sabe você não descobre o seu estilo preferido, que até então não conhecia?

6. Faça anotações sobre o que leu

Somente passar os olhos pelas letras no papel pode fazer com que você não fixe bem a informação contida em um texto. Nesse sentido, fazer anotações sobre o que foi lido pode ajudar a organizar as ideias e, com isso, assimilar melhor o conteúdo dele. Isso também ajuda a acumular informações que podem ser úteis ao resolver questões de prova em concursos.

Além disso, essa é uma forma de praticar a escrita. Então, escreva em uma folha o que considerar mais importante, assim como o que de novo você tiver aprendido com aquele texto.

Vale também registrar críticas ao que foi lido. Dessa maneira, você trabalhará o seu pensamento crítico, e isso pode ajudar bastante no futuro, ao elaborar uma redação para uma prova de concurso público, por exemplo.

Depois de analisar a importância da leitura constante, fica mais fácil entender por que somos estimulados a fazer isso desde a infância. E esse ensinamento vale para a vida toda, já que são tantos benefícios que se verificam nos mais diversos aspectos e se estendem por muito tempo. Por que não aproveitá-los na preparação para aquele exame importante?

Então, agora que você aprendeu essas dicas para manter o hábito da leitura, não vai dizer que é impossível ler algo, em algum momento do seu dia. A palavra-chave aqui é prática. Com a repetição diária, ler vai acabar se tornando hobby, acredite!

Além desse, outros hábitos podem ajudar você a ser um concurseiro de sucesso. Saiba quais são eles!

One Comment on “6 dicas de ouro para criar o hábito da leitura e escrever melhor”

Comments are closed.