Quadro de horário ou ciclo de estudo? Qual método usar? Descubra!

Neste post, você vai aprender as principais diferenças entre um quadro de horário e ciclo de estudo. Um bom planeamento aliado a técnicas que otimizam o tempo podem ser o diferencial para a sua classificação.

Com tantas disciplinas cobradas, é fundamental organizar os estudos, para  manter a produtividade e alcançar a classificação. Como você organiza a sua rotina?

 

 

Ciclo de estudo e quadro de horário: O que são?

São os principais métodos de planejamento de estudo. Nem sempre é fácil adequar a quantidade de conteúdos que deve ser visto, principalmente se você tem pouco tempo disponível de estudo e precisa conciliar com outras atividades como o trabalho, por exemplo.

O quadro de horário é um planejamento fixo e organizado, mas que não permite tanta flexibilidade como o ciclo de estudo. O cronograma é organizado por meio de horário: com início e término de estudo. Além disso, existe uma previsão do que será estudado em cada horário durante a semana ou do mês, dependendo do seu planejamento.

Por exemplo:

Segunda:

  • das 14h às 15h – constitucional
  • das 15h10 às 16h direito administrativo
  • das 17h às 18h pausa

As disciplinas são organizadas de maneira “ fixa” com horário e término. O ciclo, pelo contrário, é mais “livre” e você apenas precisa preencher as disciplinas que serão vistas durante a semana ou no mês. Os conteúdos não são distribuídos por horário, mas no período que você se propôs a estudar. Desta forma, você saberá quais as matérias e o quanto de cada precisa estudar.

Como organizar os ciclos? Primeiramente defina a carga horária total, que pode ser 15 horas, 30 horas ou mais, por exemplo. Depois, distribua as disciplinas do seu concurso dentro deste intervalo. Priorize as de maior peso, viu?

 

Vantagens e desvantagens de cada método

No quadro de estudo você fica “preso”, e o método é menos flexível. Por exemplo, se você teve imprevisto e começou a estudar 1 hora mais tarde, vai ter que compensar estudando mais uma hora no mesmo dia ou no próximo. Assim, se surge um imprevisto e você “atrasa” para começar ou não consegue estudar tudo o que queria na semana, pode gerar ansiedade ou frustração.

O ciclo de estudo é mais flexível, porque se você não conseguiu concluir o seu estudo no momento, pode retomar depois do ponto em que parou. A principal diferença é que você não fica preso a horários fixos e pode reorganizar as disciplinas, se ocorrer algum tipo de imprevisto.

Como descobrir o melhor método?

Para saber qual método funciona melhor para você, teste! Existem concurseiros que se adaptam bem ao quadro de estudo, e outros ao ciclo. Isso depende de cada um. O importante é você organizar a sua rotina, a fim de que o estudo seja produtivo e gere resultado. Além disso, se preferir pode combinar os dois métodos dentro do seu tempo disponível de estudo. Você tem duas horas por dia para estudar? Faça dois ciclos de 50 minutos e uma pausa de 20, por dia.

Lembre-se: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Lewis Carroll

Você prefere quadro de horário ou ciclo de estudo? Como organiza a sua rotina? Conte para a gente e compartilhe estas dicas nas suas redes sociais.

Bons estudos e muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.