Estudar muito ou estudar sempre: 8 dicas para estudar melhor!

Um dos maiores problemas daqueles que estudam para concursos é estudar por várias horas e não conseguir gravar o conteúdo. Isso acontece porque muitos ainda não entendem que, no momento de aprendizagem, a qualidade vale muito mais que a quantidade. Por esse motivo, é importante buscar dicas para estudar melhor.

Não existem estratégias de estudo universais, mas apenas orientações que devem ser adaptadas conforme a rotina e a meta de cada um.

É essencial elaborar um bom planejamento de estudo para que você consiga organizar as matérias de acordo com o tempo disponível para aprender. E já que conciliar trabalho e estudo é uma tarefa complicada, é preciso colocar seus sonhos como prioridade se quiser alcançar o sucesso.

Para ajudar a resolver esse problema, veja as dicas que preparamos! Certamente elas vão acrescentar bastante na eficiência dos seus estudos. Boa leitura!

1. Organize seu ambiente de estudo

O local que você vai utilizar para estudar influencia bastante no seu comportamento durante os estudos. Portanto, busque um ambiente com boa iluminação, longe de barulhos e o mais isolado possível. Caso não seja possível evitar os ruídos, você pode utilizar protetores auriculares ou um fone de ouvido, por exemplo.

Mantenha o local sempre limpo e com seus materiais nos devidos lugares, afinal, um lugar bagunçado vai tirar toda a sua concentração sem você perceber.

Também é necessário providenciar uma mesa ou escrivaninha para manter uma boa postura, pois isso vai ajudar na concentração. Só utilize a cama ou o sofá caso não tenha mesmo outras opções.

2. Estabeleça uma rotina de estudo

Estabelecer um horário — e segui-lo — é extremamente confere muitos efeitos positivos à sua produtividade. Quando você não se organiza para estudar, acaba prolongando os estudos até tarde da noite, que é quando o cansaço e o sono afetarão sua capacidade de concentração.

Além disso, quando você se programa, fica muito mais fácil não pular os períodos de aprendizado, o que possibilita maior empenho e tempo de dedicação.

3. Defina objetivos e metas

Primeiramente, responda a duas perguntas: qual é o motivo pelo qual você está estudando? Onde quer chegar? Caso, não saiba as respostas, é hora de encontrá-las.

Estudar sem um objetivo ou meta faz com que sua mente não dê a devida atenção aos estudos. Dessa maneira, memorizar o conteúdo vai ser uma tarefa mais árdua, já que que seu cérebro vai entender que não existe nenhuma utilidade naquelas informações.

Por esse motivo, estipule uma meta clara e recompense a si mesmo a cada degrau que alcançar. O prêmio pode ser a leitura de um bom livro, assistir a um filme ou, até mesmo, um passeio. O importante é que você se sinta cada vez mais motivado.

4. Prepare seu cérebro

Não vai adiantar nada usar vários métodos se não está animado para estudar, não é mesmo? Você precisa se convencer de que há um bom motivo para aprender a matéria. Isso é possível com o uso de alguns recursos e dicas para estudar melhor.

Não negative seu cérebro! Quando você vai estudar pensando que isso é algo tedioso, seu corpo vai tentar te defender desse mal fazendo com que boceje e sinta sono, por exemplo.

Nesse momento, é essencial que você tenha pensamentos positivos. Mentalize que estudar é bom para o seu futuro e que aprender esse conteúdo é muito importante para a sua vida.

Além disso, foque nas coisas boas e desligue-se das suas preocupações diárias. Se o seu cérebro não se desconecta por alguns minutos, não vai conseguir absorver nada. Uma alternativa é usar um gerenciador online no qual você os compromissos para que ele te lembre de realizá-los.

5. Faça resumos

Só sublinhar trechos da matéria não vai resolver o seu problema de memorização de texto. É preciso que o conteúdo seja revisado diversas vezes e com frequência.

Em vez disso, teste fazer esboços e pequenos resumos em pedaços de papel reestruturando a informação que está lendo. Ao elaborar um conceito diferente do texto original você vai conseguir assimilar melhor a matéria.

6. Fique longe de distrações

É extremamente importante evitar todas as fontes de distração durante os estudos. Nesta era em que as pessoas ficam conectadas 24 horas por dia, redes sociais, televisão e celular são os maiores responsáveis pelas distrações dos concurseiros.

Faça o possível — e o impossível! — para se isolar de tudo na hora que for estudar e tente não cair em tentação durante esse momento, pois uma mera distração pode ser o início da procrastinação.

7. Cuide bem da sua saúde

Para conseguir manter uma boa rotina de estudos, ter boas noites de sono é fundamental. Portanto, respeite a quantidade de horas de descanso que seu corpo precisa para relaxar (geralmente 8 horas por dia). Quando estamos com o sono em dia ficamos mais atentos e estudamos melhor.

Um outro hábito que deve ser adotado é a prática de atividades físicas. Assim, você se sentirá mais disposto e animado e seu corpo vai resistir melhor às diversas horas sentado em frente aos livros e ao computador, além de melhorar sua capacidade de entendimento.

8. Explique a matéria para outras pessoas

Expor, com suas próprias palavras, o conteúdo que está aprendendo é uma ótima ideia. Essa prática pode trazer várias vantagens, como a reformulação dos assuntos que você estudou, e isso vai servir para assimilar melhor o aprendizado.

Por outro lado, vai servir como uma espécie de auto avaliação. É muito comum que tenhamos a falsa impressão de ter aprendido a matéria, e essa técnica permite eliminar falhas no aprendizado.

Todos nós temos capacidades e habilidades diferentes, o que também exige adaptações na rotina de estudo individual. O que realmente importa, nesse caso, é encontrar a mais adequada e dedicar-se a ela com afinco.

Esperamos que com essas dicas para estudar melhor você consiga ter um aprendizado de qualidade. Utilize esses métodos e se esforce para chegar ao seu objetivo final. A vida de concurseiro é isso: estabelecer o que quer para a vida, estudar com eficácia e atingir o sonho.

Você gostou deste post? Aproveita a sua visita para descobrir os 5 erros fatais que podem prejudicar você nos estudos para concurso público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.