Concurso público: como criar uma rotina eficiente para você estudar!

Quem deseja uma boa colocação em um concurso público precisa saber que, além dos estudos, entender como criar uma rotina organizada é importante para fazer o aprendizado render e obter um resultado satisfatório.

Um bom planejamento é capaz de aumentar as chances de aprovação nesse tipo de seleção. Ir aos cursinhos, assistir às aulas e separar os livros e as melhores apostilas de concurso público são ações que precisam estar acompanhadas das revisões feitas em casa e de outros métodos de fixação de conteúdo que podem ser aplicados no dia a dia.

Pensando nessas questões, elaboramos um post que vai ajudar na organização de uma prática eficiente de aprendizagem. Confira!

Saiba o que você quer

Já dizia Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. O primeiro passo para estabelecer como criar uma rotina é definir o que você almeja para o futuro. Portanto, pergunte-se: “o que eu quero de verdade para a minha vida?”

Isso funciona como uma espécie de triagem para as atuações profissionais oferecidas pelos concursos. Alguns cargos necessitam de preparação física. Em outros, a redação requer uma atenção especial.

Depois de fazer sua escolha, comece organizando o seu programa de estudos de maneira que as práticas possam contemplar todas as fases das provas.

Monte um cronograma

Quantas horas do seu dia você pode disponibilizar para estudar? Seja honesto ao montar um cronograma. Comece escrevendo os seus compromissos diários e obrigatórios, distribuindo as matérias que devem ser lidas e compreendidas entre os horários disponíveis.

Fazer uma análise da própria rotina antes de montar um cronograma é fundamental para que você consiga seguir nessa jornada. Lembre-se sempre de que, a partir do momento que você se propõe a se dedicar aos estudos, você estará criando um novo hábito diário que deve ser priorizado.

Independentemente de você conciliar trabalho com estudo ou “só” estudar, organize o seu tempo da melhor maneira possível, focando na qualidade do estudo e não na quantidade. Mesmo se fizer um cursinho, o que vai fazer a diferença na hora de preencher o gabarito é a sua disciplina.

Não se esqueça de incluir atividades físicas na sua rotina e de separar um tempo para lazer e descanso. Esses três elementos são fundamentais para manter a saúde mental e interferem diretamente na capacidade de concentração.

Cumpra o combinado

Veja o planejamento de estudos como um acordo com você mesmo. Não adianta apenas fazer um cronograma de estudos e depois deixá-lo guardado: é hora de cumprir a sua missão.

Muitos candidatos procuram saber como criar uma rotina eficiente, mas não têm compromisso e comprometimento com as questões que eles mesmos estabeleceram.

Como a diferença entre a aprovação ou não é mínima, honrar com o calendário é pré-requisito para aqueles que desejam alcançar o objetivo de todo o concurseiro: a aprovação.

Priorize os conteúdos mais importantes

Os conteúdos mais importantes devem ser definidos pelo valor da pontuação. Para descobrir, faça uma pesquisa sobre os cargos pretendidos em editais de concursos já realizados e crie uma tabela indicando essas disciplinas.

Inclua nessa lista as matérias nas quais você já sabe que tem maiores dificuldades. Você deve priorizar esses pontos dentro desse esquema.

Na hora de organizar a rotina de estudos, separe pelo menos meia hora para revisar questões e textos pertinentes a esses assuntos.

Crie um método de estudos próprio

Uma rotina de estudos produtiva deve contemplar as orientações profissionais e uma prática de fixação individual.

A boa notícia é que, atualmente, a tecnologia pode proporcionar aos estudantes opções variadas de aprendizado. Para criar o próprio método de estudos, você pode combinar diversos elementos e muitos deles estão disponíveis na web. Podemos citar:

  • videoaulas;
  • canais no YouTube;
  • sites especializados;
  • cursinho presencial;
  • cursinho EAD;
  • provas já aplicadas por diversas bancas;
  • simulados disponíveis na internet.

Basta escolher uma combinação entre essas opções e montar o seu plano de estudos. O bom é que alguns deles, quando não são gratuitos, têm um valor simbólico como mensalidade.

Teste, pesquise e lembre-se do seu desempenho acadêmico. De que forma você estudava quando tirava boas notas? Prestando atenção nas aulas, fazendo exercícios, indo a monitorias? O fio condutor da técnica escolhida pode estar escondido nas suas experiências passadas.

Estabeleça metas

Para conquistar a tão desejada aprovação, o ideal é começar a estudar antes mesmo da aprovação dos editais e do início das inscrições. Mas esse é um padrão que nem sempre é possível de ser seguido. Felizmente, existe uma atitude a ser tomada que contempla as duas situações: estabelecer metas de estudos.

Os objetivos diários, semanais e mensais podem ser ajustados conforme a proximidade da prova. O importante é que essa meta seja real. Não adianta nada você colocar 18 horas de estudos diárias e deixar apenas 6 para descanso, alimentação e outras atividades pessoais.

As chances de desistência são muito maiores quando você faz um planejamento que não condiz com a sua realidade e com as suas aptidões. Seja realista e divida bem o seu tempo entre o conteúdo teórico e os exercícios práticos.

Tenha um local próprio para estudos

A organização de um local para estudos conta muito na hora de otimizar a sua rotina. Uma mesa limpa e uma prateleira que guarde tudo em seu devido lugar evita que você perca tempo procurando livros, cadernos e resumos.

Utilize soluções tradicionais

O uso da tecnologia como aliada é muito importante na fase preparatória de um concurso. Recursos como videoaulas, cursinhos online e aplicativos que auxiliam na organização da rotina de estudos são medidas muito relevantes para esse processo.

Entretanto, o uso de ferramentas tradicionais não deve ser deixado de lado. O tal do post-it, aquele papelzinho amarelo autocolante, é um poderoso instrumento para a fixação do conteúdo.

O post-it deve fazer parte do dia a dia de todo concurseiro por ser um elemento multifuncional. Com ele, você pode:

  • registrar os apontamentos mais importantes do professor sem danificar livros e apostilas;
  • anotar as dúvidas que surgem durante a leitura para verificar com especialistas depois;
  • colar frases motivacionais em objetos que podem causar distrações, como “espere até as 22h para usar o Instagram” no celular.

Uma solução muito eficiente, e também bastante utilizada, é espalhar pequenos resumos por alguns locais estratégicos da casa, como nas paredes do quarto e do banheiro. Isso pode ser feito com o post-it ou com folhas sulfites.

As cartolinas também podem ser usadas para montar esquemas de estudos e disciplinas, modelos de estudos de casos e questões discursivas completas.

Faça as suas próprias regras

Você pode seguir uma série de orientações sobre como criar uma rotina de estudos eficiente, mas a realidade é que você conhece a si mesmo melhor do que ninguém.

Questões de extrema importância, como os horários em que as atividades rendem melhor ou a quantidade de pausas que devem ser feitas para não ficar saturado pela leitura, só dizem respeito a você.

O importante ao fazer as próprias regras é segui-las. Se para você, o ideal é estudar com o apoio do método Pomodoro — 25 minutos para 5 de descanso — evite distrações que ultrapassem essa margem e estabeleça “punições” e “recompensas” por cada regra quebrada ou seguida.

Por exemplo, se durante a semana você seguiu todo o cronograma adequadamente, permita-se fazer um passeio diferente no fim de semana. Já as penalidades podem ser convertidas em séries de abdominais ou ainda negociadas com a sua família: lavar a louça da casa por uma semana.

Não desperdice o fim de semana

Pode parecer contraditório dizer que é necessário incluir os fins de semana nas rotinas de estudos, quando os horários de descanso e lazer também são importantes para um bom desempenho nas provas.

Contudo, esses momentos podem e devem ser usados com inteligência. O concurso público também exige um certo domínio em atualidades e conhecimentos gerais, portanto, o domingo à noite pode ser reservado para uma pizza em frente ao noticiário com as principais informações da semana.

Os serviços de streaming, como o Netflix, revelam em seus catálogos diversos documentários informativos e filmes motivadores que são uma delícia de assistir. E se você mora em uma cidade grande, certamente conta com uma série de opções de passeios que revelam importantes fatos sobre a história da sua região e do país como um todo.

Perceba as oportunidades de agregar conhecimento mesmo nas pequenas coisas ou em locais que aparentemente não acrescentam em nada. Extraia sempre o melhor conteúdo em todas as oportunidades.

Mesmo que pareça chato, preparar um resumo dessas atividades ou do que foi estudado durante a semana para ler uma única vez no sábado, ou em um feriado, pode revelar alguma dúvida que passou em branco durante a rotina semanal e fazer você pontuar uma questão a mais na hora da prova.

Seja resiliente

Você sabe o que é resiliência? É a capacidade da pessoa em se adaptar às mudanças, superar os obstáculos, lidar com problemas e desafios. Para conseguir a aprovação no seu concurso, você terá que aprender a ser resiliente, a superar as pressões externas, internas e o medo e ter a coragem necessária para assumir o seu caminho e a sua escolha.

Aprender como criar uma rotina e seguir esse planejamento é uma tarefa que exige muita disciplina, mas desenvolver habilidades para manter o controle da situação é benéfico tanto para a hora dos estudos quanto para a hora da prova.

Vamos continuar auxiliando na sua jornada para a aprovação! Confira agora mesmo nosso artigo sobre a procrastinação, aprenda algumas técnicas infalíveis e parta para uma rotina de estudos sem enrolação!