Concurso público: 5 erros fatais que podem prejudicar você nos estudos!

Com tantos concursos em abertos e previstos, você não pode perder tempo. É necessário ter planejamento, dedicação e muita força de vontade para conquistar o seu cargo público. Mas, como você encara o estudo? Aproveita cada minuto do seu tempo para revisar ou aprofundar o seu conhecimento?

Como é a sua rotina de estudo? Cada um tem as suas fraquezas e dificuldades, mas é preciso conhecê-las. Será que você pode estar cometendo algum erro na sua preparação? Que tal conferir os mais comuns?

Considerar que estudar é apenas ler

Muitos candidatos apenas leem os livros ou material em PDF, e acham que já sabem a matéria. Porém, não adianta apenas uma leitura do conteúdo, pois é fundamental ter outras estratégias, como resumo e revisão. Desta forma, você pode, por exemplo, grifar as partes que considera mais importante e depois fazer uma revisão delas. Já pensou nisso? Se preferir, pode fazer um resumo escrito, mapa mental, ficha ou qualquer outro método que preferir. Só não vale ficar “apenas” na leitura, certo?

Estudar com muita ansiedade ou nervosismo

Não adianta estudar pensando que falta muito conteúdo, que não vai dar tempo ou que é muita coisa. A ansiedade ou o nervosismo são inimigos silenciosos e consomem muita energia, e o pior: energia inútil. Por isso, não adianta ficar preocupado com o futuro, é necessário se concentrar no presente.

Estes sentimentos podem desestabilizar você e provocar o famoso “branco” na hora da prova, por mais que você tenha domínio do conteúdo. Logo, é necessário ter um bom preparo físico e emocional durante a maratona. Invista em atividades como meditação, yoga, caminhada, corrida ou qualquer outra que ajude você a manter a mente calma, tranquila e focada no presente.

 

Não fazer questão!

Muitos candidatos têm preguiça de resolver exercício e apenas focam em resumo ou leitura. Mas, como você vai conhecer os assuntos mais cobrados da sua banca? Como vai identificar se você está bom ou não no conteúdo?

Não é à toa, que fazer questão é um dos métodos de estudo mais eficazes para concurso público. Por isso, coloque no seu planejamento resolução exaustiva de exercício.

Esperar o edital ser publicado para estudar!

Existem muitas pessoas que esperam a divulgação do edital, para começar a fazer um planejamento e estudar. Porém, geralmente, é um tempo curto até o dia da prova, e uma quantidade de matéria imensa para aprender.

Nem pense em esperar o edital ser publicado! Estude como se a prova fosse amanhã! Você ganha tempo e aumentará as suas chances de aprovação para o concurso dos seus sonhos. Não procrastine e foque no seu sucesso!

Estudar somente as disciplinas que tem afinidade!

Você só estuda o que gosta? Ama constitucional e, por isso, deixa matemática de lado? Se você realmente quer passar, precisa estudar todas as disciplinas que serão cobradas na sua prova. O conteúdo programático não vai mudar, porque você não gosta de uma disciplina.

Que tal superar a sua dificuldade e aprender a disciplina que não tem afinidade? Ela pode ser o diferencial para você conquistar a sua classificação. Já pensou, nisso?

Gostou das dicas? Você já cometeu algum erro descrito? Compartilhe com a gente a sua opinião!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.