Concurso: como estudar por meio de questão?

Como você estuda para concurso? Tem o hábito de resolver questão? É uma das estratégias mais eficientes de estudo, principalmente, para quem precisa conciliar a rotina com trabalho. Sem dúvida, o tempo é um dos recursos mais valiosos que temos, e quem almeja uma vaga no serviço público sabe muito bem disso.

Existem várias técnicas de estudo que podem otimizar a sua preparação, e resolução de questão é uma delas. Mas, como aprender por meio de exercício? Vamos descobrir?

Aprovação: não existe mágica, e sim técnica!

Não existe fórmula mágica para a aprovação, mas persistência, paciência, força de vontade e técnica. Existem recursos que podem potencializar a sua memória, melhorar a qualidade do seu estudo e fazer resumos que sejam efetivos, ou seja, realmente, serão usados por você.

Saiu o edital do seu concurso e você precisa aprender em poucas semanas 500, 600 ou até mais artigos. Também precisa decorar letra lei, prestar atenção aos detalhes, lembrar de todos os prazos..ufa..é muita, mas muita coisa!

Talvez você não disponha de tanto tempo para estudar e, muitas vezes, bate um desespero. Mas, não se preocupe porque isso é comum e vamos te ajudar. A técnica de resolução de exercício será a sua aliada!

Como aprender fazendo exercício?

Você deve fazer exercícios que sejam específicos da banca do seu concurso. A matéria pode ser a mesma em vários concursos, porém a forma de cobrança é diferente. Pode acreditar! O português da Fundação Carlos Chagas (FCC) é muito diferente da FUNDEP, por exemplo.

Uma das formas de você aprender por exercício é procurando questões da lei ou do conteúdo que você precisa memorizar. Existem vários sites específicos de questões, em que você pode filtrar o assunto.

Na medida em que você for resolvendo os exercícios e encontrando a resposta marque no seu material de estudo escrevendo a banca e o ano da questão. Assim, é possível descobrir o que a banca mais cobra e os conteúdos mais recorrentes.

Repita este passo a passo com as disciplinas que você precisa aprender ou decorar. Depois, você pode fazer uma revisão dos itens marcados no seu livro ou até um resumo.

Meus pontos fracos e fortes: como descobrir?

Você tem o hábito de anotar quantas questões acerta/erra? Se respondeu não, pode começar já. É sério! Você quer ser aprovado, né? Então faça isso! Rs…

É fundamental saber o seu percentual de acerto ou erro nas questões, para você melhorar. Por exemplo, ao fazer exercício de verbo, e o seu percentual for 60%, é sinal que precisa melhorar, ou seja, reforçar os seus estudos.

Assim, você consegue descobrir os seus pontos fortes e fracos, para saná-los. Registre tudo em uma planilha, para você conferir a sua produtividade e evolução nos estudos.

Quanto mais exercício você fizer, melhor. Com o tempo, você vai conseguir memorizar o conteúdo, entender os detalhes que precisa decorar em cada disciplina e a priorizar os assuntos mais importantes.

Tenha o hábito de resolver questões todo dia, viu? Encerrou um assunto, revise-o por exercício.

Qual técnica de estudo você usa? Compartilhe com a gente nos comentários!