Concurseiro iniciante: 5 passos para começar a sua preparação!

Você está começando a estudar para concurso público? No início é muito comum surgir várias dúvidas sobre como estudar, a metodologia adequada, como manter o foco, controlar a ansiedade, entre outras. Não é fácil se acostumar com a rotina, principalmente, se você precisa conciliar o trabalho com o estudo.

Pensando nisso, separei 5 dicas para você, concurseiro iniciante, que está começando a trilhar o seu caminho em busca do serviço público. Vamos lá?

Saiba o que quer!

A carreira pública tem várias que você pode escolher: tribunal, policial, bancária, tributária, entre outras. Não é à toa que ter estratégia é essencial para você passar, e pode ter certeza de que isso fará a diferença.

Com a concorrência cada vez maior, é necessário saber estudar para otimizar o seu tempo e conquistar a aprovação mais rápido. Por isso, pesquise sobre as carreiras, remuneração, carga horária e descubra em que local quer trabalhar.

Foque em um concurso ou pelo menos em uma área que tenha matérias comuns. Estude os editais e não atire para todos os lados.

Organize o seu ambiente

Um ambiente desorganizado vai prejudicar a sua concentração e o seu foco. Por isso, concurseiro iniciante, mantenha tudo arrumado e limpo. Deixe todos os materiais que você vai usar perto. Já imaginou quanto tempo perde procurando livros ou apostilas?

Converse com a sua família, explique para eles o seu processo de estudo e o seu projeto em ser servidor público. Cuidado, também, com os “ladrões” de tempo como mídias sociais e aplicativos. Deixe o celular desligado e dê prioridade ao seu sonho.

Planeje os seus estudos!

Concurseiro iniciante: planeje o que vai estudar na semana/mês. Se você não sabe como fazer um cronograma de estudo, descubra agora. Sabendo o que vai estudar no dia, você vai ganhar tempo e vai conseguir ser mais produtivo e efetivo.

Além disso, ficará mais tranquilo e menos ansioso. Mas, não adianta apenas fazer um planejamento lindo, o diferencial está em cumpri-lo. Lembre-se de que é fundamental ter comprometimento com o seu sonho.

Um planejamento vai ajudar você a ser mais organizado, vai deixar o seu estudo mais confortável, vai facilitar a criação de hábitos saudáveis e vai te ajudar a manter a sua produtividade.

Invista em atividade física

Concurseiro iniciante, faça atividade física, para aumentar o seu poder de concentração, foco e ajudar a controlar a ansiedade. Isso é um dos principais diferenciais para você melhorar a sua memorização, sabia?

A grana está curta? Faça uma caminha ou corrida. O importante é investir em algo que goste e mexer o corpo. Não se esqueça de manter uma alimentação saudável e equilibrada também!

Dê o seu melhor!

Concurseiro iniciante, dê o seu melhor toda vez que for estudar ou fazer qualquer outra atividade. Mantenha o foco no seu objetivo e não fique se comparando com outras pessoas, apenas faça a sua parte de estudar da melhor forma possível.

Com o tempo, você vai se acostumar com a sua escolha, mas lembre-se de que para conquistar a posse será necessário persistência e força de vontade. Não desista até chegar aonde almeja!

Espero que essas dicas ajudem você a conquistar o seu sonho.

Muito sucesso!