Como se preparar para uma prova de português de concurso público?

Um erro muito comum é não estudar para a prova de português de concurso público. Pensa-se que, por ser falante e já ter visto o seu conteúdo por muitos anos na escola, se conhece bem a matéria. Logo, das disciplinas que cairão no concurso, procura-se estudar somente aquelas que pouco domina.

Mas a prova de português de concurso público é mais específica do que aquelas da escola. É uma prova complexa que relaciona gramática, ortografia, interpretação de textos e redação. Além disso, geralmente tem um peso maior do que as outras disciplinas e em muitos concursos é o primeiro fator de desempate.

Então não fuja do português! Dê atenção ao seu estudo de forma aplicada, inserindo essa disciplina em seu cronograma. É o primeiro passo que deve tomar. Afinal, sem organização não se chega a lugar algum. A seguir daremos dicas de como se planejar para o concurso e como se preparar para a prova de português. Confira!

Planeje seu estudo

Para se realizar qualquer projeto bem-sucedido, é indispensável um planejamento prévio. Essa ferramenta administrativa otimiza o tempo, evita imprevistos e auxilia a manter uma rotina de trabalho. Todo planejamento tem algumas etapas fundamentais:

  • estipular metas;
  • identificar problemas;
  • criar um plano de ação.

Você já sabe que um concurso público é bastante concorrido. Se você não planejar o seu estudo, será muito difícil superar os concorrentes que estão se preparando. Tenha em mente que é preciso reservar tempo para se dedicar. Não é possível estudar apenas quando você encontra disposição: é preciso manter um hábito de estudo.

Organize suas atividades

Antes de tudo, organize o tempo de acordo com seus afazeres. Tenha plena consciência de quais são os horários disponíveis para o estudo. De nada adianta fazer um planejamento se não há tempo suficiente para cumpri-lo.

Estipule o horário de início e de fim do estudo, como se fosse uma aula mesmo. Isso evita a ansiedade de buscar qualquer tempinho livre a todo instante.

Com o horário reservado, as distrações devem ficar de fora do momento do estudo: desligue os aparelhos eletrônicos e peça para não ser interrompido. Lembre-se de que o horário de estudo é sagrado, então realmente elimine essas distrações.

Planeje pausas para esticar o corpo ou comer um lanche. Acabando o intervalo, volte de maneira diligente aos estudos.

Estabeleça metas

Agora que o seu tempo de estudo está reservado conforme a sua agenda, você deve dividi-lo de acordo com as disciplinas do seu concurso.

Monte uma grade horária, estipulando as horas de estudo para cada matéria e os dias da semana que serão dedicados a cada uma. E não se esqueça de destinar um bom tempo para a língua portuguesa.

Agora é preciso estabelecer as metas de cada disciplina. Cada uma tem vários subtemas, então é importante que você saiba dividi-las ao longo do tempo de forma sistemática, tal como faz um professor ao estabelecer seu plano de aulas.

Como a prova de português de concurso público é mais diversificada, contendo redação, gramática e interpretação de texto, cada uma dessas áreas deve ser inserida no seu cronograma.

Identifique seus problemas

Para discriminar melhor as metas, conheça os seus limites e problemas. Saiba em quais temas você tem mais dificuldade e reserve mais tempo a eles em seu cronograma. Por exemplo: na gramática, você pode ter mais dificuldades com a ortografia, então vale a pena concentrar o estudo nesse problema.

Mas isso não significa negligenciar os outros tópicos. É fundamental uma revisão constante de todos os conteúdos. É a repetição e o hábito que fazem com que a memória de longo prazo seja ativada.

Quando a data do concurso for se aproximando, repare quais dificuldades se mantêm e altere o cronograma de acordo com cada uma delas. Lembre-se de que o planejamento é um processo dinâmico e constante.

Siga o cronograma de estudos

Depois de montar o seu cronograma, realmente estude. Todo o planejamento não vai valer nada se ele não for seguido de ações. Nós sabemos que, às vezes, é difícil manter a rotina, principalmente se ela for muito atarefada. Mas não perca de vista o seu sonho: dedique-se a ele para colher os frutos mais tarde.

Além de não cabular os estudos, outra dica valiosa é não procrastinar. No momento em que você está em seu espaço de estudo, utilize bem o seu tempo.

Além de remover as distrações, não enrole para começar a estudar, não fique pensando em quantas horas faltam para acabar ou quantos dias restam para o concurso. Concentre-se e apenas estude. É difícil no começo, mas tudo depende da prática.

Prepare-se para a prova de português de concurso público

Como já dissemos, a prova de português de concurso público tem enorme importância para que você seja convocado. Então vamos dar algumas dicas de como se preparar para essa prova tão cobrada.

Leia literatura

Essa é uma dica de ouro para que você seja bem-sucedido na prova de português. Leia romances, contos e novelas. Muitos dizem que o importante é apenas ler, independente do formato, sejam jornais ou blogs. Mas não caia nessa!

O jornal tem a finalidade de passar a informação da maneira mais simples e clara possível para que todos, ou o maior número de pessoas, possam entender. Mas a sua prova não será assim: ela exigirá mais de sua capacidade de interpretação.

Além disso, muitas vezes, jornais e revistas são escritos com pressa, porque as notícias precisam ser publicadas rapidamente. Por isso não são raros os erros gramaticais no jornalismo.

As obras literárias, por outro lado, são construídas com orações complexas e apresentam uma linguagem e um vocabulário mais ricos. Para uma prova de português de concurso público, que cobra interpretação de texto, redação e gramática, a familiaridade com a literatura e com a nossa língua é de suma importância.

Se você ainda não tem esse hábito, invista pelo menos meia hora por dia de leitura no primeiro mês, e aumente gradativamente esse tempo. Você estará muito bem preparado, pois a literatura, além de prazerosa, ajuda na assimilação e memorização dos conteúdos.

Informe-se e escreva

Fique sempre informado sobre os temas da atualidade, como política, relações internacionais, educação, segurança, mas principalmente sobre os assuntos relacionados diretamente ao seu concurso.

Estar informado é algo valorizado pelos concursos para se medir o nível cultural dos inscritos. Certamente algumas das questões se relacionarão às notícias mais importantes.

Além disso, os temas da redação sempre exploram assuntos da atualidade. A dica é que você não apenas leia sobre esses temas, mas que redija redações. É importante saber se posicionar e debater os assuntos mais polêmicos e atuais.

Também é um excelente exercício para adquirir uma base mais sólida de nossa língua. O ideal é ter um professor para avaliar essas redações e indicar as falhas e os acertos.

Uma última dica é para que você confira as provas dos concursos anteriores e tente refazê-las. Assim você tem uma boa ideia de como é a prova, para se organizar e pensar em outras estratégias e abordagens. E não se esqueça de ler com atenção todo o conteúdo programático do edital para se planejar devidamente.

Você viu o quão importante é estudar para a prova de português de concurso público para garantir uma vaga. É fundamental que se faça isso de maneira sistemática e organizada, priorizando os temas que você tem mais dificuldade. Agora que você sabe o que fazer e como fazer, mãos a obra: é hora de começar o estudo!

Descubra como o Português Gold vai ajudar você a conseguir a sua aprovação!

Boa sorte na prova e acompanhe nosso blog para aprender mais! Você achou que este texto ajudou a se preparar? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.