Como encontrar tempo para realizar seu sonho?

O texto de hoje é para te ajudar a encontrar tempo para estudar. Muitas vezes, 24 horas parece ser pouco para tantas atividades como trabalho, família, lazer e os estudos. Concurseiro é herói: precisa conciliar estudo com trabalho, e ainda dar atenção e carinho para as pessoas que ama.

Com o dia a dia tão agitado, como encontrar tempo para estudar? Vamos descobrir?

Tudo é questão de PRIORIDADE!

Tem uma frase do Albert Einstein, que eu amo:

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.

Tudo na nossa vida é questão de prioridade. Não tem outro jeito: você terá que priorizar o seu objetivo e ajustar a sua rotina a isso.

Tudo começa com um planejamento. Se você não sabe como montar um, é só clicar aqui. Converse com as pessoas e inclua a sua família na realização do seu projeto de ser servidor. Assim eles poderão entender quando você não puder comparecer a um evento de família, por exemplo.

Lembre-se de que quando você passar poderá compartilhar a sua vitória com todo mundo, e mudar a vida de muita gente.

Se você trabalha durante a semana e tem o fim de semana livre, priorize os estudos. Aproveite o sábado e o domingo para revisar o conteúdo, fazer exercício e focar no seu sonho. Os seus amigos verdadeiros entenderão, não se preocupe.  É claro que você tem que ter lazer, mas ele deve estar no seu planejamento. Equilíbrio é essencial para o sucesso.

Tenho filhos pequenos, e agora?

Como é a rotina dos seus filhos? As crianças querem atenção, brincar e estão sempre curiosas e perguntando as coisas, certo? Você pode usar a criatividade e incluir o seu filho nos estudos. Como? É simples: enquanto você estuda um conteúdo, que tal dar um livro em quadrinho para ele ler? Se ele gostar de desenhar, entregue papeis e lápis para ele colorir. Use a sua imaginação!

Aposte em diferentes métodos!

Você faz caminhada? Corrida? Perde tempo em estacionamento ou filas de banco? Que tal estudar por áudio? Grave os conteúdos que precisa saber, e carregue-os sempre com você. Escute enquanto faz outras atividades. Além de aumentar a sua produtividade, vai te ajudar na memorização.

Outra dica é aproveitar os pequenos momentos do dia para ler os seus resumos ou mapas mentais. Você tem duas horas de almoço? Almoce em 30 minutos e aproveite o resto do tempo para estudar. Lembre-se de que você pode acordar mais cedo, também. Busque priorizar os seus estudos ao longo do dia.

Cuidado com o cansaço!

Cuidado para não ser consumido com o cansaço, pois isso vai prejudicar a sua preparação. Logo, mantenha uma rotina equilibrada com uma alimentação saudável. É óbvio que você não vai render, se comer uma feijoada no jantar, por exemplo. Não se esqueça de fazer atividade física, pois vai te ajudar a manter o ritmo e a controlar a ansiedade e o estresse, além de ser ótimo para memorização do conteúdo.

Lembre-se de que tudo é questão de prioridade, esforço. Pode ter certeza de que valerá a pena e você conseguirá conquistar o seu sonho.

Espero que o texto te ajude a ir ao encontro do seu objetivo.

Como você encontra tempo para estudar? Compartilhe com a gente pelos comentários!