Aprenda de uma vez por todas como parar de procrastinar nos estudos

Você é daqueles que sempre deixa para depois algo que poderia ser feito agora, e acaba resolvendo tudo na última hora? Saiba que esse hábito tem nome: procrastinação.

Com a febre das redes sociais — que toma cada vez mais tempo das pessoas — concentrar-se nas tarefas diárias ficou ainda mais difícil, afetando principalmente a vida profissional e os estudos. Além disso, procrastinar ainda causa estresse e sensação de culpa, e atrapalha a conquista dos seus objetivos.

Manter o foco, excluir algumas práticas que podem fazer com que você perca seu tempo, e conseguir valorizar cada minuto do seu dia para aumentar sua produtividade é um grande desafio, mas não é impossível.

Quer saber como conquistar seus objetivos sem enrolação? Leia este texto e confira como parar de procrastinar!

Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que estimula a começar os estudos de uma vez e a aproveitar o embalo para não desanimar.

Reproduzi-la é muito simples, basta seguir estes passos:

  • use um contador e configure o alerta para soar em 25 minutos;
  • durante esse tempo, comprometa-se a estudar;
  • após os 25 minutos, realize uma pausa de 5 minutos.

Depois de fazer quatro Pomodori (plural de Pomodoro), é recomendável um intervalo maior — por exemplo, de 30 minutos.

O objetivo desse método é aumentar a sua concentração, reduzir interrupções, identificar quanto tempo você demora para executar suas tarefas, amenizar a ansiedade e aumentar a produtividade.

Divida seu estudo em etapas

Dividir seu estudo em pequenas etapas é uma boa ideia. Elabore um roteiro dos conteúdos que devem ser estudados, até atingir sua meta final. Dessa forma, você terá um esqueleto de todas as matérias que devem ser lidas e não se sentirá perdido, sem saber por onde começar.

Quando você consegue perceber que está avançando no seu projeto, sua motivação vai aumentar de uma forma significativa e você vai querer seguir adiante e terminar suas etapas.

Crie uma lista das suas metas

Para se sentir mais entusiasmado, lembre-se: qual é a sua meta? Por que você está estudando? Visualizar seus objetivos e escrevê-los é fundamental para manter o pensamento positivo e não atrasar em seus estudos.

Estipule metas a curto prazo também. Muitas vezes, você perde o ritmo do seu aprendizado por não ter uma meta bem definida — por exemplo, pelo fato do concurso não ter uma previsão. Anote o número de questões que você já resolveu, a quantidade de acertos e erros, e um prazo para terminar de ver a matéria e então começar a fazer uma revisão.

Coloque também o que te impulsiona a fazer tudo isso, qual é a sua motivação — por exemplo, a realização de um sonho, estabilidade financeira etc. Sempre que se sentir desmotivado, leia sua lista novamente e renove suas energias.

Defina prazos acirrados

Quando você estabelece um prazo curto para fazer algo, nasce um sentimento de urgência, e isso pode ser aquele pontapé inicial que você tanto precisa. Afinal, você sentirá que seu tempo está se esgotando e, se não quiser deixar nada para trás, terá que realizar suas obrigações com agilidade.

Elabore um cronograma de estudos

Faça um cronograma real, com um número de horas que você seja capaz de cumprir. Uma alternativa para criá-lo de forma eficiente é retirando das 24 horas do seu dia todos os seus compromissos — como trabalho, faculdade, academia, sono, dentre outros.

Para os dias em que você perceber que tem menos tempo para estudar, leia as matérias que considere mais fácil ou as mais curtas, que exigem um tempo menor. Já nos dias em que tiver um tempo livre maior, dedique-se às matérias mais longas e difíceis.

Quanto mais atarefado for o seu dia, mais ele vai render. Além disso, busque sempre aumentar a intensidade dos seus estudos e variá-los. Dessa forma, você evita cair na rotina e procrastinar sua aprendizagem.

Use a tecnologia ao seu favor

É possível encontrar no mercado vários aplicativos que possuem funcionalidades interessantes e que podem ser úteis para seus estudos.

Um exemplo são os aplicativos para smartphones que controlam o tempo que você passa nas redes sociais. Neles, dá para definir uma meta para reduzir esse tempo, o que pode se tornar uma boa ideia para não procrastinar e fortalecer seu momento de estudos.

Determine recompensas para si mesmo

Manter-se firme nos estudos não é uma tarefa fácil, mas ter disciplina é primordial. Assim, ao cumprir um objetivo, reserve um tempo para ver um filme de que gosta, ler um livro ou realizar uma atividade para a qual não costuma ter disponibilidade.

Isso evita chateações com o tempo que você está utilizando para atingir seu sonho, assim como uma possível procrastinação nos estudos por estar desanimado. Não se esqueça: você está fazendo tudo o que pode para chegar na sua conquista!

Concilie estudos e lazer

O tempo de descanso é tão importante quanto as horas de empenho aos estudos. Dessa forma, seu cérebro não ficará sobrecarregado com o excesso de informações.

Por este motivo, durma o necessário — em média, 8 horas por noite é o ideal —, separe algumas horas para praticar atividades físicas e passe um tempo com as pessoas de que gosta. Você deve saber o seu limite, mas lembre-se sempre do seu verdadeiro foco, que é os estudos.

A única coisa que pode te impedir de realizar seus sonhos são os seus atos. Acabar com a procrastinação exige tempo, dedicação e paciência. Mas, uma vez vencida, você terá maior produtividade em todos os âmbitos da sua vida pessoal.

Viu como existem várias técnicas que auxiliam a parar de procrastinar nos estudos? O importante é entender que você pode vencer a procrastinação. Por isso, coloque nossas dicas em prática e veja quais se adequarão melhor à sua rotina. Estude sempre com vontade e motivação, esteja sempre cercado de boas energias e corra atrás dos seus objetivos. Tenha calma, seu momento vai chegar!

Gostou deste conteúdo sobre como parar de procrastinar? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a saberem mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.