A prova do Enem geralmente acontece no mês de novembro e é muito aguardada por diversos estudantes do Brasil que buscam por uma oportunidade de ingressar na faculdade, se qualificar e crescer em sua carreira profissional. Por isso, saber todos os detalhes de como ela funciona é essencial.
Essa expectativa acontece porque a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizada nos processos seletivos da maioria das instituições públicas e privadas no País e até em Portugal. Então, não se deve arriscar!
Para ajudar a melhorar o desempenho no exame e a alcançar seu objetivo, elaboramos este texto, que vai esclarecer os pontos mais importantes que todo candidato deve saber para ficar bem informado sobre todo o processo do Enem. Confira!
1. Qual é o período de inscrição?
A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre, normalmente, em maio. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição também se encerra nesse mês. Portanto, se você perdeu o período de inscrição neste ano, fique atento ao próximo! Os realizadores do Enem publicam informações com antecedência nos principais meios de comunicação.
2. Quem pode fazer o Enem?
Qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem. Contudo, a aplicação dos resultados é diferente conforme cada tipo de público.
As notas só podem ser utilizadas para ingresso na educação de nível superior e nos programas do governo relativos a financiamento ou auxílio ao estudante nessa fase de ensino por candidatos com idade acima de 18 anos no primeiro dia do Enem e que tenham finalizado o Ensino Médio em ano anterior ao do Exame vigente.
3. Qual é o valor da inscrição?
O valor da inscrição, nos últimos anos, foi de R$ 82,00, sendo pago por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios, respeitando os critérios definidos por esses correspondentes. A GRU é gerada ao finalizar a inscrição na plataforma do Inep, órgão responsável pela realização do Exame.
4. É possível fazer a prova de graça?
A gratuidade pode ser solicitada e será fornecida aos candidatos que se enquadram em um dos seguintes requisitos:
- estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolhas públicas;
- participantes que se encaixam nas exigências da Lei nº 12.799/13;
- inscritos no Cadastro Único para Programas Socais do Governo Federal (CadÚnico);
- candidatos que fizeram o Exame de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) no ano anterior para ensino médio e que obtiveram a certificação, inclusive no exterior.
5. Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem?
Para solicitar a gratuidade, é necessário acessar o site do Inep. Durante o prazo estipulado, candidatos que conseguiram isenção na edição passada do Enem e não foram fazer as provas devem justificar ausência para conquistar o benefício novamente.
Para os alunos do terceiro ano do ensino médio, basta informar os dados escolares. Dessa forma, o sistema não emite o boleto de pagamento e a inscrição é confirmada.
6. É possível escolher em qual cidade fazer o Enem?
Você deve optar por uma das cidades disponíveis no site. Por isso, fique atento no momento da inscrição para não escolher o local errado. Caso sua cidade não esteja disponível, poderá optar pela mais próxima e, assim, não correr o risco de perder o exame.
7. Como saber se a inscrição deu certo?
A inscrição é confirmada após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), se não for caso de isenção, e poderá ser consultada na página do participante.
8. Como saber onde será o exame?
Nas semanas anteriores à realização das provas, você terá acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual constarão os seguintes dados:
- número de inscrição;
- local de realização das provas;
- data e horários da aplicação;
- detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade (se solicitado);
- língua estrangeira selecionada.
O cartão será disponibilizado na página do participante, no site do Inep.
9. Quais dados podem ser alterados após a conclusão da inscrição?
Durante o prazo de inscrição no Enem, é possível modificar todas as informações, exceto escolaridade e questionário socioeconômico. Após o encerramento do período, o candidato só conseguirá alterar e-mail, senha e telefone.
10. Qual é o horário de realização das provas?
Os portões de acesso aos locais de prova são abertos a partir de 12 horas e fechados às 13 horas, sendo proibida a entrada do participante que chegar ao local do exame depois desse horário. A partir das 13 horas, o candidato deverá esperar em sala até que seja iniciado o Exame, às 13h30.
A duração da prova, de acordo com o dia de aplicação, é:
- primeiro dia: cinco horas e trinta minutos;
- segundo dia: cinco horas.
Para não correr o risco de perder o horário de prova, você pode seguir as seguintes dicas:
- deixe o dia e horário anotado em algum lugar visível da sua casa;
- programe-se para evitar qualquer tipo de imprevisto no dia;
- vá ao local de prova antes para conhecer o caminho e o tempo gasto no deslocamento;
- chegue com antecedência.
Lembre-se de levar apenas caneta de tinta preta feita em material transparente (lápis, borracha e outros materiais não são permitidos), um lanche leve e uma garrafa de água.
11. Quais são as matérias avaliadas na prova do Enem ?
Cada prova objetiva engloba 45 questões. Portanto, são 180 perguntas de múltipla escolha no total. Cada questão apresenta cinco alternativas de respostas e somente uma é correta. Já a redação deve ter no mínimo sete e no máximo 30 linhas.
As provas são divididas da seguinte forma:
- primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
12. Como é feita a correção da prova?
O cálculo da proficiência dos candidatos, considerando suas respostas às questões de múltipla escolha, é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
A nota da redação varia entre zero e 1000 pontos. O texto é avaliado por, no mínimo, dois corretores. Cada um deles atribui uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências (Escrita, Adequação ao Tema, Argumentação, Coesão e Proposta de Intervenção). A nota final do candidato será a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.
13. Como os resultados do Enem podem ser utilizados?
O uso dos resultados individuais obtidos no Enem para acesso à Educação Superior ou em processos de seleção é facultativa. Os resultados podem ser utilizados de quatro maneiras:
- ingresso na Educação Superior (SiSU, Prouni, entre outros);
- Financiamento Estudantil (Fies);
- estudos e indicadores para aprimoramento do ensino;
- autoavaliação e inclusão no mercado.
14. Como justificar a ausência no Enem?
O participante que conseguiu isenção da taxa de inscrição no Enem, não compareceu às provas nos dois dias de aplicação e quer solicitar isenção para a atual edição deve justificar sua ausência.
A justificativa deve ser feita no mesmo período e no mesmo sistema de solicitação de isenção, sendo obrigatória a inclusão dos documentos que corroborem o motivo da ausência. Quem foi isento, faltou e não vai fazer o exame novamente não precisa justificar a ausência.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a prova do Enem? Por ser um momento decisivo na vida de muita gente, aproveite o tempo disponível para se preparar, aproveitar a chance de conseguir uma boa colocação e conquistar seus objetivos.
O que achou deste texto? Então, deixe seu comentário aqui e divida com a gente a sua opinião sobre o tema!