É a sua mente que controla os seus atos. Você já deve imaginar, então, o quão poderosa ela é. Mas talvez você não saiba que ela pode ir além, e ter essa consciência pode fazer a diferença para conseguir passar no concurso público dos seus sonhos.
Estamos falando do mindset, um assunto bastante pertinente aos concurseiros. Trata-se de um conceito que diz respeito à forma pela qual a pessoa vê o mundo, seus objetivos, desafios, falhas e conquistas. Por isso, entender o tema pode ajudar a enxergar a realidade e condicionar o cérebro a buscar sempre melhores resultados.
Para você que não sabe do que se trata, ou quer entender melhor sobre mindset para concursos, vamos esclarecer o que é, como ele funciona e para que serve. Ainda, explicar a sua influência no desempenho nas provas, dar algumas dicas de como aplicá-lo na sua rotina de estudos e mostrar os seus benefícios. Está preparado? Então, vamos lá!
O que é mindset para concursos?
A forma como você vê o mundo e a si mesmo, as suas experiências e crenças, os planos que você faz para o futuro… Tudo isso é mindset. O termo foi desenvolvido na Universidade Stanford, na Califórnia, EUA, pela psicóloga Carol Dweck, e, traduzido do inglês, significa “configuração da mente”.
Assim, da mesma forma que um computador é programado para realizar suas atividades de determinado jeito, com o cérebro também é assim. De acordo com esse conceito, a mente funciona da maneira para a qual foi configurada, e isso se deve à rotina e às situações vivenciadas pelo indivíduo, que estimulam adaptações nela.
Nesse sentido, se uma pessoa costuma ter pensamentos negativos diante de um desafio, enxerga-o como intransponível, ela tende a ter essa visão sempre que se deparar com uma situação difícil. Isso acaba por estagná-la, fazendo-a desistir, em um ciclo vicioso.
Por outro lado, aquela que enxerga em cada dificuldade uma oportunidade de se superar tende a agir buscando os melhores meios para alcançar seus objetivos. A persistência é o que move as pessoas que têm a mente condicionada a pensamentos que estimulam o esforço.
A boa notícia é que é possível, sim, treinar as ideias. Isso pode, facilmente, ser aplicado no mundo dos concursos públicos. Afinal, para quem está nessa situação, a mente é a melhor aliada para alcançar o sucesso e, por isso, precisa estar alinhada com os objetivos estabelecidos.
Como funciona?
Tudo começa com a análise do seu comportamento atual. Verifique onde você está, o que faz e quais as suas motivações. A partir de então, observe os pensamentos positivos que impulsionam o seu agir e os negativos que impedem você de trabalhar para alcançar suas metas. Estes devem ser excluídos.
Após fazer esse diagnóstico, é preciso ter vontade de mudar. Isso já demonstra persistência. Nutra pensamentos de que você é capaz. Depois, concentre-se no quanto se esforçou, em tudo o que estudou e na sua competência. Trata-se de tornar aquele ciclo vicioso em um virtuoso.
Para que serve?
Como visto, o mindset tem como função adaptar o cérebro, fazendo com que os pensamentos positivos se sobressaiam em relação aos negativos. Essa configuração da mente serve, exatamente, para impulsionar o agir, estimulando as pessoas a superar obstáculos. Por isso, ela ajuda a enfrentar desafios sem maiores sofrimentos.
Nos estudos, essa técnica é bastante útil. Muitas vezes, embora haja vontade, faltam forças. Isso se deve ao fato de que o desejo de mudar de vida, somado a alguma dificuldade que isso implique, provoca uma carga de estresse muito grande. Em consequência, o estudante pode se ver desanimado e acabar desistindo.
Portanto, ao aplicar o mindset na preparação para um exame, a mente é condicionada a afastar pensamentos opostos à aprovação. Pensar positivo e se imaginar alcançando o sucesso são um estímulo a mais.
E, quanto mais esforço, mais progresso e mais vontade de continuar lutando. A mente, quando vence um obstáculo, internaliza a noção de que é capaz e é estimulada a buscar outros, para se superar cada vez mais. Assim, as conquistas vêm naturalmente.
Como aplicar o mindset nos estudos?
Você deve ter percebido que essa técnica de configurar a mente para alcançar suas metas se inicia antes mesmo de pegar no papel e na caneta. Portanto, a preparação é um processo.
Defina seu objetivo
Quando vamos viajar, definimos o destino antecipadamente. Afinal, antes de iniciar uma trajetória, é preciso saber aonde queremos chegar. Na preparação para concursos, isso também é verdade. Então, saiba o que você quer para chegar lá.
Defina o cargo que quer ocupar, pesquisando as atribuições, os proventos e eventuais benefícios. Decida se será uma carreira em âmbito municipal, estadual ou federal. Ademais, busque aquela que mais se aproxime dos temas de que você gosta e dos assuntos com os quais você teria prazer em trabalhar.
Planeje-se
Para alcançar seu objetivo, você deve se planejar. Estabeleça uma rotina de estudos, com horários e matérias definidos. Dessa forma, o seu cérebro estará condicionado a trabalhar sempre no mesmo ritmo.
Além disso, o planejamento ajuda a organizar toda a preparação, facilitando enxergar o quanto já estudou e quanto ainda falta até o dia do exame. Essa estratégia melhora o processo de aprendizagem, pois você terá a segurança de que o tempo será suficiente para fazer tudo o que for possível.
Trace estratégias
Para manter um ritmo de estudos satisfatório, os meios utilizados fazem diferença. Procure escolher aqueles com os quais você tenha maior intimidade. Se você gosta de estudar lendo livros físicos e fazendo resumos, mantenha essa prática. Por outro lado, se prefere utilizar aparelhos eletrônicos, assistir a aulas, ouvir áudios e fazer anotações no computador, invista nisso.
Não adote uma estratégia de estudos que não combina com o seu perfil só porque alguém disse que é melhor. Também vale trocar de plano, se aquele que você adotou não estiver dando os resultados esperados. Não tenha medo de testar diferentes meios, até encontrar o mais eficaz para o seu caso.
Mude o seu comportamento
Se a ideia é aplicar o mindset para buscar melhor aproveitamento, você não pode continuar agindo como antes. Então, depois de definir seu objetivo, planejar-se e traçar estratégias, adote um comportamento no sentido de seguir o que você estabeleceu para si mesmo.
Se, antes, você tinha pensamentos que atrapalhavam o seu rendimento e o deixavam estagnado, abandone-os! Ter foco no seu objetivo e se imaginar chegando lá pode ajudar. Ademais, cumpra tudo o que se propôs a fazer, evitando, assim, arrependimentos posteriores.
Como se pôde ver, a mente tem poderes que talvez você nem imaginava. Ela é, verdadeiramente, o motor de seus atos. Por isso, trabalhá-la constantemente, adaptando-a, para que tenha sempre pensamentos positivos é fundamental para se alcançar qualquer objetivo.
No caso dos exames, isso é ainda mais verdade, tendo em vista o desafio que representam. Aqui, vale usar todas as estratégias a seu favor, e uma delas é o mindset para concursos. Agora que você já sabe do que se trata, procure aplicá-lo na sua rotina de estudos. Com certeza, ele será seu aliado na tão sonhada aprovação!
Além do mindset, alguns hábitos podem ajudar você a chegar lá. Saiba quais são eles!
Fantástico! Já quero esse mindset!