Você separa tudo para estudar: caderno, livro, apostila e o café, mas começar parece missão impossível. Sente preguiça, fome e vontade de jogar tudo para o alto e fazer outra coisa. Já aconteceu isso com você?
Se você respondeu sim, então confira nas próximas linhas as 5 melhores dicas para você manter a concentração durante os estudos.
Cuide das suas emoções!
Não dá para estudar com raiva ou irritado, pois o seu rendimento será mínimo. Muitos estudantes perdem tempo com preocupação, estresse ou ansiedade. Cuidar da sua saúde mental é essencial para a sua aprovação e para a sua qualidade de vida.
Por isso, antes de começar a estudar conecte-se com o seu objetivo e a sua motivação. Por que quer passar? Como a sua vida vai mudar? Que tal investir em meditação?
Aumente as suas horas de estudo!
Queira sempre mais, e o melhor para você. Estudar para concurso público é um desafio e você pode ser o seu maior obstáculo, sabia?
Que tal tentar se superar a cada dia? Acrescente mais horas de estudo de forma progressiva: no primeiro dia leia 50 páginas, na outra semana, aumente para 70. Vá aos poucos, ok?
Intercale métodos de estudo diferente, pois isso vai ajudar na sua concentração. Por exemplo, você ler um livro, fazer exercício ou assistir a uma aula.
Não perca tempo com redes sociais!
Mantenha o foco no seu objetivo. Ou seja, não perca tempo com redes sociais ou aplicativos no celular. Não invente desculpa para si mesmo, para ficar por dentro das redes sociais. Deixe para acessar depois dos seus estudos!
Pode acreditar: ficar olhando para o celular, enquanto estuda não vai ajudar você em nada e vai atrasar a sua aprovação. Mantenha o foco!
Faça atividades físicas!
Estudar para concurso público pode gerar estresse, ansiedade e muita tensão. Para ajudar na sua produtividade, invista em atividade física.
Neste sentido, pode ser qualquer uma que goste: uma caminhada, natação, musculação ou qualquer outra modalidade.
Já existem estudos que indicam que a atividade física melhora o rendimento e estimula autoconfiança, ou seja, eleva a capacidade cognitiva. O estresse, ao contrário, desencadeia tensão e falta de concentração.
Separe, pelo menos, três vezes por semana e não adianta falar que não tem tempo, ok? Defina prioridades na sua vida!
Tenha metas!
É fundamental que você programe o seu dia em metas. Ou seja, você deve saber o que vai estudar, priorizar e fazer em cada conteúdo.
Desta forma, a sua preocupação será em “ estudar” e dar o seu melhor.
Não importa se você tem pouco ou muito tempo disponível, mantenha a concentração no seu caminho e em si mesmo, e busque dar o seu máximo em cada atividade.
Lembre-se de que não adianta ficar pensando muito no futuro ou passado, pois a vida é o que acontece no AGORA, por isso, aproveite o SEU presente para estudar da melhor forma possível. Com o tempo, você colherá todos os frutos do que está plantando.
O que você faz para melhorar a sua concentração nos estudos? Envie o seu comentário para a gente!