Por que as pausas são importantes para o seu estudo?

Você tem o hábito de fazer pausas durante o estudo? Sabia que a sua produtividade é influenciada pelas pausas? Por exemplo, não adianta estudar 03 ou 04 horas direto, pois uma mente cansada não consegue aprender ou reter conhecimento. Desta forma, para alcançar a aprovação é necessário saber COMO estudar. Vamos lá?

A importância do tempo!

Faltam poucos meses até a prova e você precisa estudar todo o edital. Por isso, planeja e estuda de forma intensa várias horas seguidas, e no outro dia você não aguenta ler um único livro ou pega na apostila. Já aconteceu isso com você? Provavelmente, você teve uma estafa mental devido ao excesso de tempo de estudo. É fundamental que você saiba programar o seu cronograma com pausas, para evitar cansaço, fadiga, estresse e aumentar a sua produtividade nos estudos. Nos intervalos, aproveite para descansar, relaxar, conversar com alguém ou resolver alguma situação importante.

O estudo deve ser qualitativo!

O seu estudo deve ser qualitativo, e não quantitativo. Ou seja, você deve focar no aprendizado do conteúdo e não no tempo que ficou lendo ou assistindo às aulas. Você soube aproveitar o seu estudo? Conseguiu aprender de forma efetiva? Foque na qualidade! Não perca tempo se comparando com outras pessoas que podem ter mais tempo de estudo que você. Apenas faça a sua parte e da melhor maneira possível. De acordo com um estudo realizado pela Psicologia da University of California, Los Angeles, nos Estados Unidos fazer pausas durante o estudo auxilia na memorização do conteúdo inclusive de longo prazo e variar o lugar também pode aumentar a possibilidade de recuperação de dados importantes. Então, que tal sair um pouco do seu cantinho de estudo e ir para a biblioteca? Procure lugares novos para estudar e mudar um pouco o ambiente. Isso pode fazer a diferença para o seu aprendizado.

Respeite os seus limites!

Quanto tempo consegue estudar direto? Alguns estudantes de concurso público estudam 50 minutos e descansam 10. Outros estudam 2 horas e descansam 20. Qual o seu ritmo? O seu planejamento deve ser feito de acordo com os seus limites. Descubra o seu para otimizar a sua preparação e produtividade. Eu estudei, descansei, mas estou sem energia. E, agora? Neste caso, o mais indicado é parar de estudar e retornar no outro dia com a força de vontade renovada. Não se sinta culpado e lembre-se de que você está dando o seu melhor para realizar o seu sonho. Valorize sempre as suas ações!

Respeite as pausas!

Você estabeleceu que ia descansar 10 minutos? 20 minutos? Não importa! Respeite o tempo estabelecido e não trapaceie. Se por algum motivo prorrogou o tempo de descanso, aumente o de estudo de forma proporcional. Durante o descanso desconecte-se do estudo. Não adianta descansar a mente e ficar preocupado com a quantidade de matérias que faltam para ler, exercícios para resolver, ou seja, foque em relaxar para renovar as energias. Preocupações e ansiedade geram um alto gasto de energia e, muitas vezes, inúteis. Desta forma, não deixe de incluir pausas no seu estudo. Você precisa descansar, também! Gostou das dicas? Queremos saber! Deixe o seu comentário. Boa sorte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.