Você separou a água ou o café, arrumou o material, preparou o livro, a apostila e cuidou de todos os detalhes para começar a estudar. Mas, com pouco tempo, começa a pensar na quantidade de matérias, acha que não vai dar conta e sente vontade de chutar o balde. Já passou, por isso? Não é fácil se desligar dos problemas e se concentrar nos estudos, mas é possível. Quer saber como? Confira nas próximas linhas!
Conecte-se com o que você quer!
Não importa como foi o seu dia, você precisa ter consciência de que não pode desperdiçar tempo com preocupações desnecessárias ou sem fundamento. Como superar, isso? Conexão! Faça uma ligação forte com os seus estudos, a sua rotina e o seu planejamento. Ele é o seu melhor amigo!
Que tal estabelecer um horário para se preocupar? Escolha um dia e um horário para pensar nos problemas e analisar soluções. Você pode programar o seu cérebro e escolher que tipo de pensamento quer. Conecte-se com a sua vontade de passar para dominar qualquer tipo de pensamento negativo.
Calma e paciência: tudo se resolve!
Não adianta você ficar desesperado, porque as matérias não mudar. A diferença está na forma como você reage aos problemas. Tem muito conteúdo? Faça um planejamento e estude os tópicos com muita atenção desde o início. Lembre-se de que é uma caminhada e os conhecimentos são adquiridos aos poucos.
Por isso, tenha calma, paciência e tranquilidade para lidar com os conteúdos. Descubra o seu método de estudo e invista em técnicas de memorização, para ganhar tempo. Você pode estudar por fichas, mapas mentais, resumos, entre outros tipos de ferramentas que podem te ajudar.
Atividade física: relaxe!
Independente se você trabalha e estuda, ou pode ficar por conta dos estudos, a rotina estressa. Não é fácil aguentar a cobrança de amigos, familiares, a pressão, abdicar das coisas, a fim de alcançar o cargo público. Por isso, atividade física deve fazer parte do seu cotidiano.
Uma caminhada ajuda a relaxar e a se desligar dos problemas do trabalho ou na família, por exemplo. Portanto, inclua no seu cronograma, pelo menos, três vezes na semana uma atividade física que goste. Isso fará a diferença para a sua produtividade!
Prepare o ambiente!
Antes de começar a estudar, prepare o ambiente: deixe o celular desligado, desconecte-se das redes sociais, desligue a televisão, som ou qualquer barulho que possa atrapalhar a sua concentração. Converse com as pessoas ao seu redor e peça para te chamarem apenas se for urgente. Explique que você vai estudar e precisa se concentrar.
Antes de iniciar os seus estudos, pense o porquê quer alcançar o cargo público. O que vai acontecer se conseguir a aprovação? Mantenha na sua mente (ou tente) pensamentos bons, positivos e faça por merecer a vaga.
Pague o preço!
Apaixone-se com a sua rotina de estudo e tenha vontade (real) de se tornar servidor público. Não adianta estudar mais ou menos ou sem vontade, é necessário ter foco, dedicação e vontade de passar. Por isso, pague o preço e faça por merecer a sua vaga no serviço público. Supere as suas dificuldades, não fique perdendo tempo com “desculpas” criadas pela sua mente e foque no seu sonho. A sua aprovação só depende de você e mais ninguém.
Você tem muita dificuldade em se concentrar para estudar? Como lidar com as preocupações? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!